terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Canhotos com cruzes

Pois essa do cruzes canhoto não sabia que tinha um antepassado tão supersticioso
Mas que mania que o pessoal de antigamente (e de hoje tb...) tinha de condenar tudo o que era diferente da maioria... só porque o pessoal tinha tendência para escrever com a mão esquerda já era demoníaco, só porque o pessoal fazia umas sopas com sapos e asas de morcego já eram bruxos, só porque o pessoal não nascia perfeitinho já escondiam do resto do mundo, só porque olhavam pás estrelas e diziam que a terra é que andava à volta do sol já eram assados na fogueira... era uma coisa... apesar do ser humano continuar a fazer coisas(maldades) que não lembram a ninguém até acho que tem vindo a melhorar comparando com certas coisas que se faziam antigamente...
mas não vou falar de coisas que não sejam boas no nosso blog, este é um blog de coisas lindas e amorosas como o gato pitorra tu e eu :DDDDDDDDDDDDDD as coisas que não são boas são banidas, desvalorizadas e esquecidas, todos deviam fazer isto e tudo ficaria muito melhor.
MOVIMENTO COISAS BOAS - ADERE JÁ! NÃO FIQUES PARADO!! HEHEHEHE
A NOSSA MISSÃO É: TRANSFORMAR COISAS NÃO BOAS EM COISAS BOAS ATÉ QUE SE ACABEM (ATÉ QUE SE ACABEM AS NÃO BOAS, CLARO! :)
Beijinhos mana linda 88888888888

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Livraria Memória

Olá mana!

Eu sabia que tu ias adorar o gato Pitorra!!! É mesmo fofinho. Pelo que consegui apurar, esse video clip musical foi feito em colaboração com várias entidades. Acho que a empresa responsável pela animação foi a Coolabi (Reino Unido) - http://www.coolabi.com/ e parece-me que é uma obra francesa pois é patrocinado por algumas entidades francesas. Tentei encontrá-lo em francês mas não consegui... agora não sei se é mesmo português ou não, mas nos patrocínios iniciais que aparecem antes do video (vi noutro que estava no YouTube) não aparece nenhuma entidade portuguesa, o que me leva a crer que é mesmo francês.

Já quanto aos doces, nem sempre saem bem. Esta semana descobri que ao fazer leite creme, se deixarmos ferver no final fica tudo estragado... talha. Eu não sabia e olha... agora já sei. Entretanto repeti a receita mas também ainda não ficou a 100%... acho que não pus maizena que chegasse e não ficou muito grosso... ficou leite creme para beber. À terceira deve ser de vez!

Pois eu acho que estavas lá nesse fatídico dia em que os paus de canela foram parar ao caixote... não te lembras? Sabes, as memórias traumáticas podem ser bloqueadas pelo cérebro... Será que fui eu que tive um pesadelo em que jogávamos fora esses jornais?

Acho que a tua ideia da Livraria Memória é gira...no fundo este nosso blogue já vai ser uma livraria memória,   claro que há coisas que já não vão ficar registadas pois já não nos lembramos delas e nunca nos iremos lembrar. Mas podemos ir registando coisas importantes (e sobretudo engraçadas) do presente, que amanhã já serão do passado, mas que assim poderemos recordar para sempre neste nosso blogue. A menos que o google tenha um piriquipaque e perca os milhões de blogues que existem... cruzes canhoto! (Tenho de ir já pôr uma velinha ao santinho das internetes!) ;) Esta expressão é mesmo contra os canhotos... "A expressão “cruzes canhoto” é uma expressão popular para espantar a má sorte, cuja origem se perde nas trevas do tempo. Os canhotos tinham má fama, sendo conotados como demoníacos. Nas línguas latinas esquerdo é “sinistro”. E a palavra “sinistro” é usada para se referir aos malvados ou às pessoas de má índole. Entre pessoas supersticiosas, a presença de um canhoto junto à ocorrência de um acidente ou de qualquer outra desgraça, era logo apontado como o culpado.retirado de: http://ferndias.blogspot.com/2010/11/ambidesria-cruzes-canhoto.html

Beijocas enormes mana quida! :)**********

sábado, 18 de dezembro de 2010

Doçaria com Pau de Canela

Hummmm, bela doceira que me saíste :)))
Vê lá se partilhas isso cá com a malta ;)))

Tu não me digas que os Paus de Canela foram pró lixo, olha que eu pensava que ainda estavam perdidos em algum dos nossos esconderijos secretos...
Que pena... as gargalhadas que nós demos a ler aquelas notícias... será que não fazem uma reedição?! Ohhhhhhhh, nem acredito, eu não estava lá quando isso aconteceu pois não?! Já tenho muitas falhas de memória... Assim como há a RTP Memória, devia haver uma Livraria Memória também, ou uma Biblioteca Memória... talvez haja... se não houver temos que abrir uma.
Beijooooooooooooooooooooooooooooooooooos

O Gato Pitorra :D

Manaaaaaaaaaaaa, adorei o Gato Pitorra!!! :DDD

O clip tem umas ilustrações tão fofinhas!!! A tua próxima missão é descobrir quem ilustrou o Gato Pitorra heheheh

Esta foi a imagem eleita minha preferida de entre muitas outras que o clip apresenta.Não é uma ternura???
Beijinhos e abraços de leão hehehe ;)

Para os amantes de gatos

Olá mana!

Deixo-te aqui um vídeo com uma música que costumo ouvir no canal de desenhos animados. Uma música de gatas cantoras. Lembrei-me de ti! São as "4 Gatinhas".


E como um gato não vem só, encontrei este vídeo delicioso sobre um outro gato chamado Pitorra: " O Gato que perdeu a Lua". Simplesmente delicioso!


Beijocas!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Doces e mais doces

Olá mana!

Antes de mais, não te preocupes... já sei que és uma mana atarefada... tipo formiguinha, só que trabalhas o ano todo e não hibernas para a toca no Inverno. O nosso blogue é para escrever quando dá... sem stress... ;)

Esta semana andei a fazer mais algumas experiências de doces... nas duas semanas antes andei na onda dos bolos: fiz um de laranja, um de chocolate recheado e barrado com mousse, um picado de abelha e novamente um de chocolate agora sem a mousse. Olha aqui o picado de abelha:

Quando fui tirar a foto já o tinham atacado....

Pois, esta semana andei a experimentar outros doces. Como o Vitinho gosta muito de Aletria, e estamos a chegar à época de Natal que é quando ele sente mais saudades, arrisquei a fazer. Fui à net, tirei uma receita e zás, toca a experimentar... só que claro... como nunca tinha feito, nem nunca tinha visto ninguém fazer, só conheço o produto já finalizado, digamos que... acabei por inventar uma receita nova. Em vez de aletria... saiu pudim de aletria... enfim, estava docinho, até sabia muito bem, mas não tinha a consistência desejada... acho que o problema foi a aletria que cozeu demais. Para a próxima já sei. Mas o Vitinho ainda comeu metade da travessa (do conteúdo, claro)... deve ter sido porque eu vendi bem o produto. Fui ao pé dele com a travessa da aletria do pudim de aletria, deixei-o cheirar e disse: "se gostares da minha aletria, vou ficar famosa porque inventei uma receita nova!" Hehehe

Ontem, aproveitei as claras que tinham sobrado e fiz um molotof. Andei foi quase meia hora à luta com o caramelo... agora já me lembro porque é que há tanto tempo não fazia um molotof... mas o resultado compensou.

Mas toda esta conversa de doces tem um propósito... quando estava a decorar a aletria com canela deu-me mais um flash. Canela... também estás a receber as ondas das longínquas memórias escondidas?

Exactamente!





O PAU DE CANELA!!!



(só encontrei estas duas imagens)

Tenho memórias de folhearmos as páginas deste jornal... e agora que penso... acho que também tenho memórias de quando os deitámos ao lixo... ;(... também devem ter sofrido um ataque de mycophyta. Pela net não encontrei muitas referências, mas neste endereço http://www.coiso.net/velhocoiso/paudecanela_indice.html há mais alguma informação sobre o jornal.

Por agora é tudo mana linda. Beijocas enoooooooooooormes e bom trabalho.
Aquele abraço de leão sabe mesmo bem!!! (também me fez lembrar a mãe quando descanecou as costeletas à Tia Chica)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Grande Pontaria LOOL

Ehhh mana!!! Acabei de escrever a mensagem anterior e voltei à tua mensagem para reler e reparei que indicavas lá um filme para ir ver que não revelaste o nome... então e não é que acertaste no filme que eu tinha em mente!!! Somos mesmo gemas telepáticas, consegues prever sempre o que eu penso... és demais!!!

:DDD


Sem Tempo para Passar Tempo...

Oi mana, tenho visto as tuas mensagens mas não tenho tido tempo nenhum para responder :((((( lembraste de muitas coisas fixes que adorávamos ver e que eu já nem me lembrava, como por exemplo o Manimal... :D Eu tb me lembrei de um filme que tínhamos gravado, acho até que foi o primeiro que gravámos e estava dobrado em espanhol, era aquele da Gata Borralheira com pessoas... acho que te lembras, víamos muitas vezes tb, em que uma das irmãs da Gata era mto gorducha...


Prometo que nas férias vou contribuir mais :D

Beijões 88888

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mais memórias VHS

Olá mana!

Ontem à noite estava a ver TV e ao mudar de canal fui dar à RTP Memória... ora, estava a dar um filme antigo, era em francês e era sobre o Ali Babá... e de repente, lembrei-me de um outro filme que também tínhamos gravado nas nossas VHS:

The Prince Who Was a Thief (O Príncipe Ladrão)

Lembraste não é? Claro que sim! No youtube não encontrei nada... ;(

Entretanto, enquanto estava a pesquisar O Príncipe Ladrão, lembrei-me de mais alguns.

Olha este, por exemplo, http://www.youtube.com/watch?v=4B_c1mXlG9o (tens de lá ir ver pois não deixam incorporar o vídeo).

Então e esta nossa amiga... também tínhamos alguns filmes dela gravados:



E o Manimal que a mãe gostava tanto de ver:


Ainda ando a investigar sobre mais uma gravação que me lembrei mas ainda não deu frutos...

Beijocas grandes!!!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A Árvore de Natal

Mana!

Hoje vou mostrar-te a nossa árvore de Natal acabadinha de fazer há dois dias:




Hehehe. Há já algum tempo que queria ter uma árvore branquinha como a neve...

Nós sempre gostámos de fazer a árvore de Natal. E divertia-mo-nos à brava!!! Só não pus chocolates... já sabes porquê, né? O "chocolate smasher" ia logo atrás deles e a seguir ia logo o "chocolate eater"...

Árvore de Natal

"A árvore de Natal é uma das mais populares tradições associadas com a celebração do Natal. É normalmente uma árvore conífera de folhas perenes" (estas são as árvores mais resistentes!) ", ou uma árvore artificial" (estas também são resistentes, desde que não sejam compradas no chinês) ". É costume enfeitá-la com bolas coloridas e outros adornos natalinos.

História

Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático no terceiro milênio antes de Cristo já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles as cultuavam e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades imaginárias, mitológicas. Sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra.
Entre os egípcios, o cedro se associava a Osíris. Os gregos ligavam o loureiro a Apolo, o abeto a Átis, a azinheira a Zeus. Os germânicos colocavam presentes para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.
Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos.
No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro" (correcção: era o carvalho de Odin) "sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal." (ou seja, se não podes vencê-los, junta-te a eles... Tenho a dizer que pesquisei sobre este episódio do Bonifácio em outros sites e as histórias variam... mas no geral, a ideia de que o pagão foi transportado para o cristianismo, é geral. Vê por exemplo este artigo: http://www2.uol.com.br/biblia/revista/edicao7/natal.htm)
"Há outras versões, porém, a moderna árvore de natal teria realmente surgido na Alemanha entre os século XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.
Atualmente essa tradição é comum a católicos, protestantes e ortodoxos. Algumas famílias judias da América do Norte adotaram o arbusto do Chanucá (festa judaica comemorada próxima ao natal), numa espécie de sincretismo com a árvore de natal cristã.

Acessórios

  • Pisca-pisca - é um acessório resumido em um fio com diversas lâmpadas que é utilizado para decoração de casas e árvores de Natal representando as estrelas.
  • Bolas de Natal - são esferas decoradas e coloridas que são usadas nas árvores de Natal simbolizando os bons frutos.
  • Papai Noel - são mini bonecos usados nas árvores de Natal representando a bondade.
  • Ponteira - podem ser estrelas ou objetos em forma circular que ficam no ponto mais alto da árvore representando a estrela principal."

(para além disto podem usar-se muitas outras coisas: chocolates - que devem simbolizar a gulodice; as fitas, sinos, neve, renas, anjinhos,... a minha até tem borboletas!)

No fundo, acho que a árvore de Natal já evoluiu muito desde a sua origem e intenção iniciais. Para mim a árvore de Natal é símbolo de uma época do ano em que se celebra o amor, o carinho, a bondade, a família, a união, a felicidade. As crenças e religião associadas não são os motivos que me levam a fazê-la todos os anos, mas sim os sentimentos que a ela associo.

Fico à espera de uma foto do pinheiro aí de casa!

Beijoooooooooooooocas